top of page

ÁUSTRIA

>> Dicas e Características sobre Viena e Salzburgo:

VIENA

Viena é uma cidade cosmopolita, com um povo bastante educado e que consegue entender bem o inglês, uma cultura gastronômica baseada em linguiças, carnes de porco e batatas. É fácil se deslocar através do seu transporte público de ônibus, bondes e trens. Estive lá em 2019 e consegui visitar mais duas cidades relativamente próximas, que foram: Salzburgo e Bratislava - Eslováquia. A comida é bastante farta e se consegue comer no restaurante a partir de 20 Euros. As canecas de cerveja tem duas opções de tamanho ( 300 e 500ml ) e achei o custo benefício da de 500 ml mais interessante. Na Áustria, assim como na Alemanha, a cerveja preta é chamada de Dunkel. A Áustria não possui uma tradição de exportador de vinhos, assim como a Alemanha e Suíça, se comparados a Itália, França e Portugal, mas se consegue beber um bom vinho com um preço bastante razoável. Eu sempre comprava um vinho, no mercado perto do hotel, para beber de noite. Não são todos os hotéis que oferecem café da manhã, mas o que fiquei hospedado, no centro de Viena, além de ter uma boa variedade de produtos, a qualidade do que era serviço também foi impecável. Em Viena, todos os banheiros públicos são pagos, portanto, é sempre bom ter algumas moedas no bolso. A água que sai das torneiras dos hotéis e das fontes das praças são as mais limpas do mundo e vem direto de uma fonte natural. Listei abaixo, algumas características da cidade.

  • Estação Central de Trem ( Wien Hauptbahnhof ): Mesmo não sendo a maior estação da Europa, ainda sim, é uma estação grande, com muitas lojas e plataformas, sendo uma excelente opção de chegada e saída desta cidade se estiver fazendo um deslocamento doméstico ou mesmo entre países próximos,  Ela está localizada na região central e bem próxima dos palácios Belvederes ( superior e inferior ) e de algumas embaixadas. É muito simples comprar bilhete para diversas localidade e países, através de suas máquinas de auto atendimento ou dos postos das operadoras de trem. No seu interior, existem plataformas destinadas aos trens urbanos e na sua área externa tem um ponto de táxi e ponto do bonde. Existe também uma loja para informações ao turista. O acesso as plataformas também pode ser realizado por elevadores que ficam nos corredores centrais.

  •  Transporte público: A cidade tem uma excelente rede de transporte e consegue-se chegar aos pontos turísticos através deles. Uma boa opção para se conhecer a cidade, é através dos ônibus turísticos ( fiz pelo Big Bus que tem idioma português ). Para saber mais detalhes, acesse a aba "Como Chegar".

  • Torre do Danúbio: É um excelente ponto para ver a cidade do alto, uma vez que a cidade é plana e a torre fica dentro de um parque afastado do centro. Compramos o nosso ingresso na hora, na bilheteria da torre e não teve fila de espera, mas é sempre interessante comprar antecipadamente, principalmente ( https://www.donauturm.at/en ) se for em alta temporada. A torre possui dois elevadores de alta velocidade e uma dica importante é de não subir quando estiver ventando muito, já que fica desconfortável ficar no deck externo. Não me toquei desse detalhe e só pude fotografar e filmar a cidade pelo deck de observação interno. A sensação de que ela está balançando mais do que deveria também é muito presente, mas, de qualquer forma, é só a sensação, porque ela é muito segura.

  • Copa Beach: É um local que simula uma praia ( de rio ) e é interessante visitar no verão ou primavera, já que possui espaço para caminhadas, passeios de bicicletas, esportes náuticos ou somente ficar sentado nos quiosques para conversar com os amigos, Fomos em novembro, portanto, só conseguimos dar uma caminhada pela ilha e tirar algumas fotos, que, por sinal, ficaram maravilhosas.

  • Teatro da Ópera: Tivemos uma grata surpresa ao chegar neste ponto turístico. Em uma das laterais do prédio, existe um telão que transmite ao vivo a ópera encenada dentro do teatro. Tem algumas cadeiras posicionadas na calçada em frente ao telão para quem quiser assistir e sempre fica cheio. Tivemos a oportunidade de acompanhar o espetáculo de sexta-feira a noite e de domingo também. No próprio telão é anunciado o dia e horário da próxima transmissão. 

  • Porto dos navios: Esse porto é responsável pelas chegadas e partidas dos navios de cruzeiro realizados pelo rio Danúbio. Nos dias que estivemos em Viena e que passamos pelo porto, não vimos nenhum navio de cruzeiro marítimo atracado, portanto, acreditamos que somente os navios que navegam pelo rio que consigam atracar nesse porto.

SALZBURGO

Salzburgo é uma cidade pequena, mas com uma importância histórica muito grande, principalmente, para a cultura e a arte, uma vez que o filme "A Noviça Rebelde" foi filmado lá e também foi o local onde Mozart nasceu e viveu até se mudar para Viena. O seu povo bastante educado e consegue entender bem o inglês. É fácil conhecer todo o seu centro histórico a pé, já que, todos os pontos turísticos estão muito próximos um do outro. Todos os banheiros públicos são pagos, portanto, é sempre bom ter algumas moedas no bolso. A água que sai das torneiras nas fontes das praças são limpas e potáveis. Listei abaixo, algumas características da cidade.

  • Estação Central de Trem ( Salzburg Hauptbahnhof ): É uma das maiores estações da Europa ( talvez a maior ), com muitas lojas e plataformas, sendo uma excelente opção de chegada e saída desta cidade se estiver fazendo um deslocamento doméstico ou mesmo entre países próximos,  Ela está localizada próxima da região central e com uns 20 minutos de caminhada, chega-se aos pontos turísticos. É muito simples comprar bilhete para diversas localidade através de suas máquinas de auto atendimento ou dos postos das operadoras de trem. Comprei meu bilhete em Viena, já que a intenção era fazer um bate e volta. Existe também uma loja para informações ao turista e é sempre bom pegar um mapa da cidade.

  •  Transporte público: A cidade tem uma excelente rede de transporte e consegue-se chegar aos pontos turísticos através deles, mas não senti necessidade de utilizá-los e fizemos tudo caminhando, Também não tivemos necessidade de contratar um City Tour. Acesse a aba "Como Chegar".

  • Fortaleza de Hohensalzburg: A fortaleza fica no alto da montanha e pode-se chegar lá subindo a ladeira a pé ( caminhada bem pesada ) ou comprar o bilhete, na lojinha do funiculare, que fica na base da ladeira. O ingresso dá direito ao funiculare e a visitação da fortaleza. Eu e a minha mulher subimos a pé, mas não recomendamos. A vista da fortaleza é uma ciosa inenarrável.

  • Palácio Mirabel: O Palácio fica na margem esquerda do rio Salzach e muito próximo da casa onde Mozart morou com a sua família. Foi nele que teve a gravação de algumas cenas do filme "A Noviça Rebelde".

  • Centro Histórico: Onde estão localizados quase todos os pontos turísticos, praças e restaurantes. As ruas da margem direita são de pedestres, exceto a que margeia o rio. 

 

bottom of page