
ÁUSTRIA
>> Informações úteis para a viagem:
- Visto e Vacinação: O Brasileiro que pretende visitar a Áustria não precisa de visto e nem de apresentar carteira de vacinação.
- Localização da Embaixada:
> ÁUSTRIA: Pestalozzigasse 4, 1010 - Wien - Österreich
Como chegar:
-
Strassenbahn 2, D, 71 ( Scwharzenbergplatz )
-
U4 ( Stadtpark )
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira ( 9:00h - 13:00h )
Telefone: +43-1-512.0631 ou 0699 1 512 0600 ( somente emergência )
- Passaporte: Terá que ter uma validade de, no mínimo, 06 meses de antecedência à data da viagem. Eu sempre gostei de fotografar a página de identificação e armazenar no meu celular, caso ele seja perdido ou roubado durante a viagem;
- Moeda: Euro
Em 2019, foi a terceira vez que fomos a Europa para conhecer alguns países e a segunda que entramos pelo aeroporto de Frankfurt. É um aeroporto grande, com 02 terminais e, no nosso caso, tivemos que pegar o trem Skyline para nos deslocar entre os terminais, portanto, é sempre interessante comprar passagens com, no mínimo, 1:30h de conexão. Da primeira vez ( 2015), a imigração foi rápida e sem grandes sustos, porém, da segunda, já em 2019, em pleno questionamento sobre receber ou não imigrantes de países em conflitos sociais, percebemos que o controle de imigrantes estava mais rígido e com revistas em um maior número de pessoas.
- Informações gerais: Sempre tenha umas moedas no bolso, porque os banheiros públicos são sempre pago e as vezes não tem atendente para trocar o seu dinheiro.
A água de Viena é uma das mais limpas do mundo e pode-se bebê-la até da pia do banheiro do seu hotel. Também existem muitas fontes de água potável nas praças e em alguns pontos turísticos dos dois países.
É sempre importante pegar um mapa ou algum tipo de informação nos "Tourists Informations" das estações de trem ou aeroportos das cidades.
Se você estiver viajando com um menor, é importante ( necessário ) ter uma autorização registrada em cartório dos pais ou responsáveis por ele. No caso de pai ou mãe viajando sem um dos cônjuges, é necessário ter a autorização do outro(a) que ficou no Brasil.
Visitamos duas cidades ( Viena - capital e Salzburgo ) e ficamos bastante impressionados com a grande quantidade de parques, a organização, o respeito pelo povo e a sensação de segurança ao caminhar pelas ruas de Viena. Se bem que, em Salzburgo, tive a mesma sensação, mas só não tem a mesma quantidade de praças e jardins por se tratar de uma cidade muito menor. Não sei se é sempre assim, mas acabei encontrando algumas manifestações de dança em algumas praças e um telão, na lateral do Teatro da Ópera de Viena, para transmissão da ópera ao vivo ( com a programação previamente informada no telão ) para o público. O transporte público é sempre uma opção de deslocamento. A comida austríaca é muito parecida com a da Alemanha, onde a batata, a linguiça e a carne de porco estão sempre presentes. A impressão que tivemos é que eles não tem o hábito de ir aos restaurantes para comer uns beliscos, beber e jogar conversa fora, como nós brasileiros, ou seja, nos horários do almoço e/ou do jantar, os restaurantes seguem a risca essa finalidade e os garçons vão direto para tirar o seu pedido de bebida e comida. É muito fácil encontrar quiosques nas ruas dos centros de Viena e de Salzburgo vendendo sanduíches e bebidas, portanto, é sempre uma boa dica de alimentação rápida entre um ponto turístico e outro.
Viena possui muitos pontos turísticos gratuitos, como: praças, jardins de palácios e igrejas. Já os que a visitação interna é paga, é sempre bom comprar os ingressos e agendar a visitação pelo site. A cidade é plana e uma ótima opção de turismo é ir na Torre do Danúbio, mas procure ir em um dia de pouco vento e céu aberto, já que, mesmo tendo um deck fechado, a área externa da torre venta muito e fica desagradável do lado de fora.
Salzburgo é uma cidade pequena e se consegue fazer tudo a pé, partindo da estação de trem. É uma ótima opção de um bate e volta de Viena. Não vimos necessidade de contratar um City Tour, uma vez que a maioria dos pontos turísticos estão no miolo do centro histórico e muito próximos um do outro.