
SUÍÇA
>> Dicas e Características sobre Lugano e Montreux:
LUGANO
Lugano é muito bonita e uma excelente dica para se fazer um bate e volta saindo de trem por Milão - Itália. A cidade fica entre as montanhas e o lago, que, no verão suíço, se transforma em uma praia onde os moradores e visitantes aproveitam para se refrescar. Há também um passeio de barco de onde pode-se ver a paisagem por um outro ângulo. Listei abaixo, algumas características de alguns pontos da cidade. Encontramos poucos banheiros públicos pela cidade. O Parque Cívico tem entrada gratuita e é outra excelente opção de lazer.
-
Estação de Trem: A estação é pequena, fica na parte alta da região central e para se chegar na parte baixa, tanto pode ir caminhando pela rua, como descer pelo funiculare. O anúncio das chegadas e possíveis atrasos dos trens são realizados também em inglês.
-
Trenino Turístico Lugano: O passeio, assim como em qualquer outra cidade pequena no Brasil, é curto e serve para conhecer rapidamente os principais pontos da cidade. É aconselhável para quem veio fazer um bate e volta e não dispõem de muito tempo para caminhar por toda a cidade.
MONTREUX
Montreux é outro exemplo de uma cidade bonita e bem cuidada, na Suíça. Também fica entre as montanhas e o lago. O povo fala o francês e entende perfeitamente o inglês. Ficamos hospedados em um hotel às margens do lago e na lateral da praça, de onde estavam montando a tradicional feira natalina. Pude perceber, da minha janela, que a iluminação da decoração eram apagadas depois de um determinado horário e acredito que a finalidade era para economizar no consumo de energia elétrica. Listei abaixo, algumas características de alguns pontos da cidade. Encontramos poucos banheiros públicos.
-
Estação de Trem: A estação não é muito grande e fica na parte alta ( umas duas ruas a cima ) da região central. O acesso a parte baixa pode ser feito através de uma caminhada pela rua, por escada rolante debaixo de um prédio comercial ou por um elevador de um outro prédio. Conseguimos caminhar da estação até o nosso hotel, que ficava em torno de 500 metros, caminhando pelas ruas e pegando o elevador.
-
ônibus: Existe uma gratuidade para quem está hospedado em hotéis e basta pedir o voucher na recepção quando estiver fazendo o check-in. Decidimos aproveitar esse benefício e fomos até o museu do Charlie Chaplin ( Chaplin's World ), que fica em uma comuna vizinha a Montreux, que é Vevey.
-
Comidas, bebidas e doces:
-
Comida: Nada na Suíça é barato, uma vez que a moeda é o Franco Suíço e é mais valorizada que o Euro, portanto, com a comida não seria diferente. Encontramos um restaurante que vendia comida a peso, igual ao que acontece aqui no Brasil e o preço ficou bem em conta.
-
Vinho: Segundo um comerciante, a Suíça produz excelentes vinhos e a maior parte da produção é para consumo interno. No Castelo de Chillon há uma loja que comercializa os próprios vinhos, que são produzidos na própria região e são muito bons.
-
Chocolates: No que diz respeito aos tradicionais e já famosos chocolates, demos preferência aos fabricados por empresas nacionais e que não exportam. A qualidade e o sabor são bem melhores em relação aos tipo exportação.
-
-
Pontos turísticos: São bem próximos um do outro e conseguimos fazê-los com uma boa caminhada. Encontramos, inclusive, uma piscina pública.