top of page

ALEMANHA

>> Principais Pontos Turísticos de Berlim, Potsdam, Leipzig e Dresden:

BERLIM

Portão de Brandemburgo

Talvez seja um dos principais símbolos da época da divisão de Berlim. É uma antiga porta da cidade, no estilo neoclássico e reconstruída no final do século XVIII. É palco de manifestações populares. Caminhando-se a pé, pela rua principal, chega-se ao Parlamento e mais adiante a Coluna da Vitória. Bem perto dali também se chega a um trecho pequeno do que restou do Muro.

 

Localizado na Pariser Platz, 10.117.

Antigo Bunker do Hitler

Esse Bunker foi utilizado pelo Hitler e onde ele se suicidou. Hoje em dia funciona como um estacionamento de um condomínio residencial. Por ironia ou não, fica muito próximo ao Memorial do Holocausto.

 

Localização: Rua In den Ministergärten.

Memorial do Holocausto

Esse Memorial tem entrada franca, com aparência de cemitério e retrata o absurdo ocorrido com os Judeus de toda a Europa, durante a 2º Guerra Mundial. Traz uma grande carga emocional.

 

Localização: Cora-Berliner-Strasse 1, 10.117.

Cúpula do Parlamento

É uma visita bastante interessante, gratuita e que tem de ser agendada com antecedência pelo site: https://www.bundestag.de/. É um prédio com dimensões gigantescas, no estilo neo-renascentista e foi inaugurado em 1894.

Localização: Platz der Republik 1, 11011.

Checkpoint Charlie

Um posto militar de checagem de visto para acesso entre Berlim Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria. Hoje em dia se tornou um ponto turístico importante.

 

Localização: Friedrichstrasse 10.117.

Coluna da Vitória

Próximo ao Portão de Brandemburgo e ao Parlamento. A estátua que dá nome ao monumento é a Deusa da Vitória e foi concluída em 1873 para comemorar as vitórias militares do Reino da Prússia sobre o império Austríaco, Reino da Dinamarca e França entre 1864 e 1871. É também um importante ponto de manifestações e encontros populares.

Localização: Praça Königsplatz ( atual Praça da República ).

Berliner Fernsehturm ( Torre de TV )

Construída durante o Governo da República Democrática Oriental - RDA, simbolizava o triunfo do socialismo na Alemanha e a ideia era que a bola lembrasse o satélite Soviético Sputnik. 

Está localizada perto do Relógio Mundial, da estação de trem ( Alexanderplatz ) e da Prefeitura de Berlim.

A torre de 368 metros de altura, possui um restaurante giratório e um deck de observação a 203m. É importante comprar ingresso com antecedência.

Localização: Alexanderplatz.

Urania-Weltzeituhr ( Relógio Mundial )

Instalado em 1969 durante a reconstrução da Alexanderplatz. Dividido em 24 secções, de acordo com os fusos horários e mostra simultâneamente a hora do mundo inteiro.

Localização: Alexanderplatz.

Restos do Muro de Berlim

Pode-se encontrar restos do muro em alguns pontos de Berlim, como na região turística da Potsdamerplatz (perto do Portão de Brandemburgo) e na Checkpoint Charlie; mas onde ele tem a maior extensão remanescente, cerca de 1,3 Km, é na East Side Gallery, que, inclusive, virou uma galeria a céu aberto e tem uma das pinturas mais icônicas, que é o "beijo", que é baseada na foto entre os chefes de estado Honecker e Breschnew. Esse muro se manteve erguido por 28 anos, separando famílias, amigos e parentes, sendo derrubado em 1989.    

Ilha dos Museus

Dentro desta ilha de rio, ficam algumas galerias, museus e a Catedral de Berlim, que, inclusive, tirei fotos sensacionais do alto dela. A visitação da Catedral é paga e pode-se visitar a nave central, criptas, café, museu e subir na torre. Não é um ingresso caro e pode-se comprar na hora. A ilha fica a poucos minutos de caminhada da Torre de TV e da Alexanderplatz. Uma dica é visitá-la no final da tarde, onde as pessoas se encontram para tocar música, se divertir e fazer alguma atividade ao ar livre.

Bairro de Kreuzberg

Está um pouco afastado do circuito turístico, mas vale a pena dar uma chegada lá para conhecer. É um bairro com características ímpares, onde encontram-se muitos imigrantes, prédios grafitados, uma forte boemia, uma pegada voltada para moda e, não poderia deixar de citar, um Bunker do Hitler que se transformou em museu. Reservei uma tarde para ir conhecer o local e quase não vi turistas por lá, ou seja, é muita história e que poucos aproveitam.  

POTSDAM

Palácio Sanssouci

Esse Palácio foi residência de verão de Frederico 2º ( Frederico, O Grande ), rei da Prússia. O nome em francês significa "Sem Preocupações" e é um dos locais mais lindos de Potsdam. Declarado patrimônio cultural da UNESCO em 1990. É afastado do Centro e se chega de carro, ônibus urbano ou de ônibus de turismo.

 

Localização: Maulbeerallee, 14469 

Palácio Cecilienhof ( Schloss Cecilienhof )

Local onde deu-se a Conferência de Potsdam, em julho de 1945 e decidiu-se sobre a divisão geográfica da Alemanha entre os Soviéticos, Britânicos, Norte Americanos e Franceses. É um local lindíssimo, as margens do Rio Havel, excelente para passeios ao ar livre e piqueniques.

 

Localização: Im Neuen Garten, 14469

Portão de Brandemburgo

No centro da Luisenplatz tem um chafariz e ao fundo de quem chega, existe o Portão de Brandemburgo. Sim, Potsdam também tem o seu portão e o que poucos sabem é que ele foi construído antes do de Berlim. Em estilo Barroco, foi encomendado pelo rei Frederico 2º, com a finalidade de celebrar a vitória da Prússia, na Guerra dos Sete Anos. Encontra-se na região central, próxima da estação de trem, de lojas/ restaurantes e do bairro Holandês.

Localização: no extremo da Brandenburger Strass ( rua de pedestres do Centro Histórico.

LEIPZIG

Igreja de São Tomás

É uma Igreja Luterana e ficou famosa por ter sido o local em que o compositor Johann Sebastian Bach trabalhou como oficial do coro e reside os seus restos mortais. Nesse mesmo local também funciona o museu de Bach.

Localização: Thomaskirchhof 18, 04109

Igreja de São Nicolau ( St. Nikolaikirche )

É uma das igrejas mais famosas de Leipzig e foi utilizada na reforma protestante. Foi construída em estilo romanesco e com a sua ampliação, ficou com um estilo mais gótico. A sua construção data da época da fundação da cidade de Leipzig ou cidade de São Nicolau.

Localização: Nikolaikirchhof 3, 04109

Universidade de Leipzig

É um dos centros acadêmicos mais importantes da Alemanha. Está no Centro de Leipzig e na sua lista de alunos mais notáveis tem pessoas como: o Johann Wolfgang von Goet, Felix Bloch, Ernst Weber,  Michelle Bachelet e a Angela Merkel.

Localização: Augustusplatz 10, 04109

Estátuas da Grimmaische Str.

Esculturas de bronze que ficam na Grimmaische Str. Ficam bem próximo a entrada lateral da Universidade e da Augustusplatz.

Estátuas de bronze de Mefisto e Fausto

As duas esculturas de bronze estão colocadas frente a frente, nos corredores da Galeria Mädlerpassage, onde possui o bar que ele mais gostava de frequentar e são uma belíssima homenagem ao escritor Goethe. Nelas estão representadas o Mefistófeles e Dr. Fausto, de um lado; no outro, os estudantes enfeitiçados. 

Oper ( Ópera ) Leipzig 

Em Leipzig passaram grandes nomes da música, como: Wagner, Bach, Mendelssohn, Robert e Clara Schumann e, consequentemente, não poderia deixar de ter um local a altura. O prédio abriga a companhia de ópera e o Balé de Leipzig, que é uma das grandes companhias de dança internacionais. Todas as Óperas de Leipzig são acompanhados pela Orquestra da Gewandhaus. Fica atualmente localizada na Augustusplatz 12, 04109 e é certamente um grande símbolo cultural.

Estátua de bronze de Goethe

A estátua do poeta Johann Wolfgang Goethe está na Naschmarkt, um dos pontos mais conhecidos do centro. Nela, pode-se encontrar algumas características e, uma delas é: mostra, à esquerda e à direita, os rostos das duas meninas que ocuparam o coração do poeta nos seus tempos de cidade e a outra característica é que um dos pés indica a direção da Universidade e o outro pé indica a direção do restaurante que ele mais gostava em sua juventude. Seja por coincidência ou não, aos pés da estátua tem alguns restaurantes.

DRESDEN

Palácio Zwinger ( interior )

Palácio em estilo Barroco é um dos mais famosos do mundo. Foi construído em 1709, durante o reinado do Rei Augusto, O Forte. Existe obras de diversos escultores embelezando os muros e o interior do castelo. Fica no centro histórico de Dresden.

Localização: Sophienstrasse 01067

Rio Elba

O rio Elba divide Dresden ao meio e essa é uma das várias pontes que cortam o rio. 

Procissão dos Príncipes ( Fürstenzug )

O mural retrata a procissão dos príncipes, reis e duques da Saxônia e foi feito para comemorar os 1000 anos de um longo reinado da dinastia Wettin. Até hoje é o maior painel de porcelana já construído. Foi um dos pontos turísticos que, curiosamente, quase não foi destruído na 2º Grande Guerra Mundial.

Localização: Augustusstrasse 1, 01067

Castelo de Dresden e Museu de Arte (Dresden Castle)

É uma das construções mais antigas de Dresden e foi residência oficial dos reis da Saxônia por quase 400 anos. Foi quase todo destruído na 2ª Grande Guerra Mundial.

Localização: Taschenberg 2, 01067

bottom of page