top of page

ÁUSTRIA

>> Principais Pontos Turísticos de Viena e Salzburgo:

VIENA

Torre do Danúbio ( Donauturm )

Construída em 16 de abril de 1964, encontra-se fora do eixo turístico, mas proporciona uma vista maravilhosa de Viena. Com seus 252 metros de altura, possui um deck de observação externo e outro interno. Na sua base está um parque belíssimo ( Parque do Danúbio ). 

 

Localizado na: Donauturmstraße 8, 1220 Wien.

Rathaus ( Prefeitura de Viena )

Prédio em estilo gótico lembra uma Catedral. Possui visitas guiadas e na praça, onde ela se encontra, durante as noites de verão, possui uma feira com temas natalinos.

Localização: Rathausplatz.

Wiener Riesenrad ( Roda Gigante )

É a Roda Gigante mais antiga do mundo em operação. Inaugurada em 1897, é uma das atrações do parque de diversões e no local também existe uma área para pequenos shows ao vivo e quiosques para servir bebidas, comidas locais e souvenires. 

Localização: Riesenradplatz 1, 1020 - Prater - Wien.

Museu do Freud

Apesar de não ter entrado no museu, mas é sempre interessante visitá-lo. Foi criado em 1971, conta toda a vida dele e hoje está sendo administrado pela fundação Sigmund Freud.

 

Localização: Berggasse 13, 1090 Wien.

Copa Beach ( Praia do Danúbio )

É um complexo de lazer que reproduz a experiência de se estar em uma praia ( de rio ). Lá, você encontrará quiosques com cadeiras de praia, caixas de areia, um farol, decks para tomar banho nas águas do Danúbio e praticar alguns esportes aquáticos. O local foi concebido as margens de uma ilha para conter as possíveis inundações do rio e é um local com belos jardins, excelente para dar uma caminhada, passear de bicicleta ou praticar algum tipo de esporte.    

Palácio Schönbrunn

Palácio em estilo barroco, também conhecido como Verssalhes da Áustria, foi residência de verão da família dos Habsburgo e a sua forma atual foi terminada em 1743. É um dos Palácios mais visitados pelos turistas e conta com um belíssimo e grandioso jardim, um mini zoo, Jardim Botânico, o Gloriette ( monumento que está no final do jardim ) e um museu. Em 1996, ele foi incluído na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Localização: Schönbrunner Schloßstraße 47, 1130 Wien

Palácios Belvederes Superior e Inferior

O Palácio Belvedere Superior tem estilo barroco e ambos os Palácios foram construídos pelo Príncipe Eugênio de Saboya, entre os anos de 1663 e 1736, e serviu como residência de verão. As duas construções são separadas por um jardim francês e hoje em dia abriga o Museu de Arte com a maior coleção de arte austríaca.

  

Localização: Prinz Eugen-Straße 27, 1030 Wien

Palácio Imperial Hofburg

Durante mais de 600 anos, foi a residência oficial dos Habsburgo. Construído para ser um castelo-fortaleza medieval e a sua fundação remonta o século 13. Atualmente, alguns escritórios e salas de audiência são destinados a República Democrática da Áustria, Presidência da República, seus ministros e secretários de estado. Também está situado no castelo o Museu de Sisi, Museu das Pratarias da Família Imperial, a Biblioteca Nacional Austríaca, Escola de Inverno de Equitação, Capela e Igreja sendo uma das poucas áreas destinadas a visitação. 

Localização: Michaelerkuppel, 1010 Wien

Quadra dos  Palácios e Museus ( Museums Quartier )

É um quarteirão ( quadra ) onde pode-se encontrar vários palácios que foram transformados em museus. 

Stadtpark ( O Parque da Cidade )

Parque localizado no centro de Viena. Cortado pelo rio Wien, divide o parque em dois, embora seja unido em alguns pontos. É um dos parques mais visitados e fotografados pelos vienenses e turistas. Possui uma escultura de bronze dourada do compositor Johann Strauss.  Aberto ao público, em 1862, possui uma área de 65 km quadrados e foi todo idealizado em estilo inglês, sendo um dos parques mais antigos de Viena.  

Localização: Landstrasse, 1030 -  Wien 

Memorial da Guerra Soviética 

( Heldendenkmal der Roten Armee )

Memorial construído em 1945, na Schwarzenbergplatz, centro de Viena, em homenagem aos 17.000 soldados russos mortos na batalha de Viena contra os nazistas. Esse monumento tem cerca de 12 metros de altura e fica logo depois da maravilhosa fonte Hochstrahlbrunnen. Essa batalha durou mais de duas semanas, em abril de 1945, e colocou fim aos anos de ocupação nazista, na Áustria. Em uma das mãos, ele segura a bandeira soviética e, na outra, um escudo dourado como o brasão. 

Ópera Estatal de Viena  ( Wienner Staatsoper )

O prédio é uma casa de ópera e uma companhia de ópera, de onde são recrutados os membros da Orquestra Filarmônica de Viena. Com uma longa história desde o século XIX, foi inaugurada em 25 de maio de 1869 e possui capacidade para aproximadamente 1.700 pessoas. A sua arquitetura foi consebida no estilo Neorrenascentista.  O Teatro da Ópera foi o primeiro prédio a ser finalizado no projeto da Ringstrasse. Foi gravemente atingido por uma bomba, na 2ª Grande Guerra e os vienenses consideraram uma agressão simbólica a cidade.  

Localização: Opernring 2, 1010 Wien 

Catedral de Santo Estêvão

Uma das mais antigas catedrais da Europa em estilo gótico.

Com 136 metros de altura e inaugurada em 1147, é o principal símbolo religioso de Viena. A catedral foi construída sobre as ruínas de uma igreja românica dedicada a São Estêvão. Da antiga igreja permaneceram somente a Porta dos Gigantes e a Torre dos Pagãos. O telhado destaca-se com os seus 250.000 azulejos coloridos e que foram restaurados após terem sido seriamente danificados na 2ª Guerra Mundial. Foi o local do casamento do compositor Mozart e seu posterior funeral; inclusive, nas catacumbas encontram-se os restos mortais de alguns membro da família dos Habsburgo.

   

Localização: Stephansplatz 3, 1010 Wien 

Complexo da ONU em Viena

O Centro Internacional de Viena (CIV), também conhecido como Cidade da ONU em Viena, é o complexo de edifícios que hospeda as organizações das Nações Unidas em Viena. 

 

Localização: Wagramer Strasse 5 | Vienna International Centre, Viena 1220. 

SALZBURGO

Palácio Mirabell e seus jardins  ( Schloss Mirabell )

O Palácio Mirabell foi construído em 1606, pelo príncipe arcebispo Wolf Dietrich e o seu nome vem da junção de duas palavras italianas: mirabile "admirável" e bella "linda". Atualmente, algumas salas são destinadas ao Prefeito de Salzburgo e o salão de mármore, que era o salão de festas do príncipe é considerado um dos mais bonitos salões de casamento. Os seus jardins foram desenhados em estilo barroco. A fonte de Pegasus com a escultura de cavalo de Pegasus, que encontra-se em um dos jardins, foi erguida em 1913 e é uma obra de Kaspar Gras de Innsbruck. O Palácio foi palco para o clássico filme "A Noviça Rebelde" e no final de uma das cenas, a família Trapp se alinha nos degraus em frente ao rose hill para o final da canção. 

Localização: Mirabellplatz, 5020 Salzburg

Casa onde nasceu o compositor Mozart

Wolfgang Amadeus ​​Mozart nasceu, em 27 de janeiro, de 1756, no terceiro andar deste prédio. Passou sua infância e juventude aqui com seus pais e sua irmã. A sua família se mudou para casa, na Makartplatz, em 1773. Hoje, esse prédio é um dos museus mais visitados da Áustria, especialmente entre os fãs do compositor.

Localização: Getreidegasse 9, 5020 - Salzburg

Kapitelplatz ou Chapter Square 

Essa praça, como pode-se ver na foto, tem um monumento como destaque central, que é a "Sphaera", uma obra de arte de Stephan Balkenhol. Ao sul avista-se a Catedral, pelo Palácio Provostrio e Arquiepiscopal da Catedral; a leste, a ala dos novatos do Mosteiro de São Pedro ( St. Peter's ) e a oeste, os moinhos do Capítulo da Catedral.

Atualmente, a Chapter Square é um local de atividades na Cidade Velha de Salzburgo, onde as pessoas jogam xadrez com peças enormes e existem várias barracas vendendo comidas, bebidas e suvenires. É um caminho obrigatório para a Fortaleza de Hohensolzburg.

Casa do compositor Mozart e sua família

Entre 1773 e 1787, a família do Mozart viveu nesta casa, que era chamada "Casa dos Mestres da Dança". O apartamento de oito cômodos, no primeiro andar, hoje abriga um museu e escritórios, comprados e administrados pela Fundação Mozart. O compositor Wolfgang Amadeus Mozart viveu nessa casa até se mudar para Viena em 1781.

Localização: Makartplatz 8, 5020 Salzburg

St. Peter's Abbey ( Abadia de São Pedro ) 

Abadia de São Pedro é um mosteiro beneditino e a antiga catedral na cidade de Salzburgo. É considerado um dos mais antigos mosteiros da região. A sua fundação é de 696.

Localização: Kapitelpl. 8, 5020 Salzburg

Fortaleza de Hohensalzburg 

O castelo está localizado no topo do Festungsberg. Tem um comprimento de 250 metros e com uma largura de 150 metros. É, certamente, um dos maiores castelos medievais na Europa e um dos pontos turísticos mais visitados de Salzburgo. A construção da primeira etapa iniciou-se em 1077, para ser a residência do arcebispo Gebhard I von Helffenstein, através de um prédio simples e foi ganhando este formato de fortaleza gótica  ao longo dos tempos. Inicialmente, o seu acesso era realizado por tração animal e hoje em dia dispõe de um funiculare.  

Localização: Mönchsberg 34, 5020 Salzburg

Ponte dos Cadeados 

Salzburgo, a exemplo de várias outras cidade pelo mundo, também tem sua ponte dos cadeados. Ela está sobre o rio Salzach e serve de passagem para pedestres e ciclistas que queiram ir e vir do centro histórico.

Pedras do Tropeço ( stolperstein )

Salzburgo também faz parte desse projeto, onde, placas de latão sobre um cubo de concreto ostentam uma inscrição com o nome, endereço, data de nascimento e morte das vítimas dos campos de concentração nazista. Normalmente, essas placas são fixadas em frente ao último endereço, que se tem registro, desses prisioneiros e prisioneiras.

Essa iniciativa começou com o criador do projeto, Gunter Demnig, sendo as primeiras pedras instaladas em Berlim e, atualmente, as pedras já foram instaladas em várias cidades da Europa. A única cidade fora da Europa é Buenos Aires - Argentina.

Essas placas homenageiam todas as pessoas que morreram ou que conseguiram fugir dos campos de concentração, na 2ª Guerra Mundial.

bottom of page